terça-feira, 6 de novembro de 2012

Bem Vindos!

Projeto Social Educandário do Bem de saquarema.
Laboratório de Informática e o uso de software educativo como recurso auxiliar Pedagógico. 
 

Educandário do Bem é um projeto social, atendendo crianças da comunidade do bairro Raia na cidade de Saquarema, há quase 10 anos, os assistidos precisam estar matriculados no ensino regular, frequentando as aulas assiduamente. 
Dessa forma, são oferecidas oficinas de teatro, dança, arte, leitura, reforço escolar, informática, entre outras atividades.
A Instituição visando o ensino-aprendizagem de seus educandos tornou as aulas de informática mais dinâmica, inovadora, aproximando suas metodologias pedagógicas às tendências das novas tecnologias de informação e comunicação – as TICs. Foi com esse objetivo que a Coordenação, a partir da proposta apresentada por mim, como multiplicadora do conceito de software educativo, introduziram possibilitando a interação dos educandos, encorajando-os a cooperarem entre si, tornando a aprendizagem colaborativa, além de atividades de interdisciplinaridade, com base na teoria das Inteligências Múltiplas e na abordagem construtivista, com isso o uso de software pode ativar habilidade, acentuando e desenvolvendo certas inteligências.
Os alunos demonstram satisfação, interesse e prazer nos jogos apresentados, maioria de raciocínio lógico, estratégicos, trabalhando a capacidades de solucionar problemas, atenção, senso lógico, direcional, planejamento, cálculo, organização, etc.
Embora alguns jogos pareçam simples, exigem muita atenção, concentração e criatividade.
A partir da proposta apresentada pela multiplicadora, as educadoras orientam seus alunos, construindo sentimentos de inovação, busca, investigação, criatividade e o primordial a busca do conhecimento a partir de jogos lúdicos educativos, os softwares.

Referencial
sitededicas.ne10.uol.com.br/software.htm

3 comentários:

  1. O projeto é bem interessante e proporciona às crianças um contato com o computador e de forma lúdica. Sempre é bom ver o investimento na inclusão digital pois muitos ainda não foram alcançados em nosso país. É uma triste realidade e ainda temos que ouvir que estamos na geração digital.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber que tem pessoas com esse pensamento! Instituições como esta deve ser mais divulgada para que o bem seja também anunciado na mídia.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a sua colaboração à essa instituição e às crianças,pois, com certeza, serviu como incentivo à aprendizagem dessas crianças.É sempre muito bom quando inserimos atividades lúdicas ao cotidiano escolar tanto para os alunos quanto para os educadores.É melhor aprender brincando!

    ResponderExcluir